Seja um Aliado Futuri

Passo 1 - Carta de Adesão e Princípios Futuri

1) Quem somos

A Futuri é uma aliança em constante construção coletiva, formada por instituições e pessoas que atuam direta ou indiretamente na gestão e operação do turismo no Extremo Sul da Bahia, que contempla partes das Costas do Cacau, Descobrimento e Baleias, envolvendo os municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Canavieiras e Una.

A Futuri é apartidária e laica. Empresas privadas, governo ou qualquer outra instituição ou pessoa física que queira fazer parte desta aliança deve seguir os passos de adesão descritos abaixo.

O principal objetivo dessa aliança é integrar os atores locais para promover um turismo comprometido em adotar práticas mais sustentáveis e regenerativas, respeitando e fortalecendo o meio ambiente, a cultura e a economia local,  com foco nas pessoas (visitantes e moradores locais).

Para que isso seja possível, estamos estabelecendo sistemas e processos de governança e de comunicação para integrar pessoas e iniciativas, e  para fomentar, desenvolver e praticar atividades e roteiros cada vez mais sustentáveis.  

O grupo de Whatsapp e as reuniões periódicas da Futuri são os principais espaços para articulação e deliberação de quaisquer assuntos relacionados a esta aliança.

Para conhecer mais detalhes sobre a Futuri, navegue pelo nosso site. 

Entendemos que o turismo sustentável de um destino nunca é feito por apenas um atrativo, um negócio ou uma pessoa, por isso a melhor forma de fortalecer nosso território é trabalharmos integrados e em prol de um turismo cada dia melhor.

2) Quais as vantagens em ser um aliado Futuri?

  • Ser protagonista da mudança, atuando diretamente em ações para transformar o mundo e construirmos um futuro melhor.
  • Fazer parte de uma aliança forte, que integra pessoas e instituições atuando para transformar as práticas do turismo do território, reduzindo impactos negativos na natureza e na vida das pessoas, garantindo o futuro do setor e do destino, e que juntos terão muito mais força e presença para buscar apoios com poder público, privado e comunidades.
  • Participar do desenvolvimento de novos atrativos turísticos que fomentem a cultura, a natureza, a economia e as pessoas locais, em um território integrado e fortalecido, possibilitando a diversificação de produtos e áreas de atuação do seu negócio.
  • Ampliar o alcance e compartilhamento de seus produtos e serviços, participando das comunicações integradas e coletivas realizadas pela Futuri para o mercado.
  • Oportunidade de criar benefícios comerciais coletivos  entre integrantes da Futuri e seus clientes, parceiros e fornecedores, otimizando custos e receitas.
  • Ter acesso a conteúdos, informações e fazer intercâmbio e troca de experiências com outros aliados para aprimorar o desenvolvimento sustentável do seu negócio, diferenciado-se com ofertas de serviços e produtos mais adequados ao ambiente, ao mercado e às novas exigências dos turistas.

3) Quem pode se aliar?

Qualquer pessoa que queira fazer parte dessa construção coletiva de apoio mútuo, para implementarmos práticas mais sustentáveis e regenerativas no território de abrangência da Futuri. Conheça as possibilidades de aliança:

a) Aliados 

Pessoas físicas ou jurídicas que atuam no território foco da Futuri e diretamente no setor turístico, como: empreendedores do setor de hospedagem, alimentação, transporte, operação de serviços e atrativos, unidades de conservação, representantes de povos indígenas e de comunidades tradicionais locais que atuam com turismo de base comunitária, guias turísticos e outros.

b) Parceiros Aliados

Pessoas físicas ou jurídicas que não atuam diretamente no turismo do território, mas querem fazer parte dessa aliança, como: instituições de ensino, gestores públicos, terceiro setor, consultores, fornecedores do setor turístico, dentre outros.

Um parceiro pode ser: 

  • Voluntário: pessoas que queiram atuar nesta co-construção, mesmo não atuando diretamente no turismo do território
  • Apoiadores: instituições que queiram ajudar a fortalecer a Futuri, oferecer apoio técnico à iniciativa com serviços voluntários
  • Financiadores: instituições que queiram apoiar financeiramente esta aliança.

4) Princípios e Compromissos Futuri

Todo Aliado (a) ou Parceiro Aliado (b) deve assumir os seguintes compromissos:

  • Respeitar as leis brasileiras vigentes e os acordos e tratados internacionais, especialmente as de cunho social, ambiental e de direitos humanos.
  • Em caso de instituição jurídica, destinar uma pessoa que será a representante e responsável pelos compromissos aqui descritos.
  • Participar das reuniões online e eventos presenciais realizados pela Futuri, assim como dos grupos de Whatsapp e contribuir por meio de formulários online disponibilizados, visto que um dos grandes objetivos dessa aliança é a construção coletiva, a troca e a integração entre os participantes, justificando a ausência quando necessário.
  • Respeitar as diversidades de opinião e de estágios de cada aliado no processo de evolução sustentável e promover o convívio com base na ética e na colaboração coletiva.
  • Atuar com base nos princípios descritos nesta carta tanto no convívio interno com os aliados da Futuri quanto externamente, quando relacionado com parceiros, fornecedores, clientes, colaboradores, etc.

Os Aliados (a) devem assumir os seguintes compromissos:

  • Após dar o aceite a esta carta de princípios, realizar a Autoavaliação de Práticas + Sustentáveis, respondendo com veracidade a cada pergunta no Formulário de Autoavaliação da Futuri, para compreender em qual estágio a pessoa ou instituição se encontra e quais as necessidades de desenvolvimento rumo à uma condição mais sustentável. 
  • Elaborar e implantar um plano de melhorias para aprimorar as práticas apontadas no resultado da autoavaliação e realizar uma nova avaliação após 12 meses para automonitoramento dessa evolução de desempenho, garantindo a obtenção de resultado melhor que o anterior. 
  • Contribuir com os demais aliados compartilhando as experiências, fornecedores, projetos ou outras informações relevantes para aplicação das melhores práticas, apoiando o desenvolvimento sustentável do turismo de todo o território.

Considerações Importantes:

  • As ações desenvolvidas pela Futuri não interferem na autonomia dos indivíduos e instituições que a integram, podendo estes realizar outras atividades e iniciativas que não conflitem com os princípios e objetivos desta aliança.
  • É vedado utilizar o nome da Futuri para apoio de candidaturas e a propagandas eleitorais ou quaisquer outros objetivos que entrem em conflito com os princípios previstos nesta carta. 
  • A Futuri disponibiliza materiais padrão para que os aliados possam  comunicar sobre a sua participação na aliança em suas redes sociais ou outros canais. Qualquer necessidade diferente de uso da marca e/ou produção de material que envolva o nome Futuri, é necessário que se faça uma solicitação por e-mail à Futuri para análise e aprovação.
  • Ao aliar-se a Futuri, poderemos comunicar em nossos canais de divulgação o seu nome e empreendimento como um aliado.
  • Em caso de não cumprimento desta Carta de Princípios por parte de um dos integrantes, caberá aos demais participantes da Futuri avaliar e deliberar em reunião – com prévia comunicação – sobre eventuais sanções e/ou desligamento.
  • Os casos não previstos neste documento também serão definidos pelos (as) integrantes da Futuri em reunião previamente convocada para tal.
  • Adesões e desligamentos  de aliados serão comunicados aos indivíduos e instituições que já fazem parte da Futuri, sendo compulsórios, desde que atendam aos requisitos explicitados nesta carta. Caso algum requisito que inviabilize a adesão seja identificado, a não inclusão ou desligamento de tal aliado será deliberada em reunião.
  • No Manual de Práticas + Sustentáveis (disponível aqui no site da Futuri) e no Formulário de Autoavaliação da Futuri que você terá acesso após o aceite desta carta, você conhecerá diversas ações e práticas que podem ser realizadas por você e pelo seu negócio para nos tornarmos um território cada vez mais sustentável.

Somos uma iniciativa que está em constante construção e evolução, portanto, acesse o site futuribrasil.com e outros canais de comunicação oficiais para acompanhar as novidades dessa aliança, e sempre que quiser acessar a versão vigente dessa carta de princípios e do Manual de Práticas + Sustentáveis.

Referências: os princípios desta carta foram construídos coletivamente pelo grupo de trabalho de governança da Futuri, com apoio de consultores e apoiadores técnicos do projeto Turismo + Sustentável, usando como referências outras iniciativas similares, como: Rota Vicentina: (https://rotavicentina.com/become-a-member/) e Grande Reserva da Mata Atlântica: (http://grandereservamataatlantica.com.br/wp-content/uploads/2021/08/CARTA-DE-PRINCIPIOS_ago2021.pdf)

Carta versão: V1-13jul2022

Aliado Futuri

Aliados Futuri são pessoas ou instituições que trabalham diretamente no Turismo no Território e querem fazer parte dessa aliança.

Preencha seus dados e dê o de acordo nesta carta para seguir para o Formulário de Autoavaliação

Garantir o Futuro do Turismo começa agora!
Seja um aliado Futuri.