Parque Nacional do Pau Brasil

Sobre o Parque Nacional do Pau Brasil

Localizado no município de Porto Seguro, o Parque Nacional do Pau Brasil é uma das mais importantes unidades de conservação integral do sul da Bahia e o único com nome da árvore que deu origem ao nome do país. O parque foi criado em abril de 1999 e possui cerca de 19 mil hectares de área protegida. Reconhecido como  Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, se destaca pelo seu valor tanto para o aspecto científico, quanto para o interesse mundial na conservação do ecossistema no qual encontra-se inserido. 

Este mini-guia destaca os principais atrativos, o que fazer durante a visita, curiosidades e a incrível biodiversidade e geodiversidade deste local encantador, associadas a muita história, para te mostrar porque você precisa  conhecê-lo.

© Ana Duék

Biodiversidade que surpreende!

O Parque Nacional do Pau Brasil é um santuário da biodiversidade. Por lá, você encontrará uma rica variedade de fauna e flora, incluindo espécies de Pau-Brasil, além de animais como bicho-preguiça, macacos-prego-de-cara-branca, gavião-pega-macaco e uma infinidade de aves, algumas das quais são raras. Este é um local privilegiado para observadores de aves e amantes da vida selvagem. Surpreendente também é a sua geodiversidade, com destaque para as áreas onde se encontram as chamadas mussunungas, ecossistema raro, com enclaves de vegetação em solo diferenciado do encontrado na maior parte do parque, arenoso, com presença de água na superfície e rico em matéria orgânica. É aí que está a Trilha das Bromélias, cujo nome carrega a pluralidade de espécies de plantas presentes no local.

Trilhas a pé e de bike
Observação
de fauna e flora
Mirantes

Visitação

Sua experiência no Parque Nacional do Pau Brasil inicia-se no Centro de Visitantes, um ponto crucial para adquirir informações sobre as trilhas e as experiências que você poderá vivenciar no Parque. Lá, a equipe do parque compartilha detalhes valiosos sobre a história do pau brasil e sua relevância na preservação da biodiversidade. 

Além disso, no centro, você pode se conectar com a exposição permanente “O Berço do Brasil Original”, que conta um pouco  da memória associada ao primeiro contato  entre portugueses e indígenas na região, no ano de  1500, além de enfatizar a natureza única do parque e um pouco da história das comunidades locais. Antes de iniciar sua aventura, lembre-se de assinar o Termo de Reconhecimento de Normas e Riscos para garantir a segurança de todos os visitantes.

O que fazer no Parque Nacional do Pau Brasil

O Parque Nacional do Pau Brasil oferece uma experiência enriquecedora, com trilhas e oportunidades únicas de observação da vida selvagem e da natureza exuberante da região. Destacamos algumas delas logo abaixo.

Espaço da Jaqueira

Distante a 8 km do Centro de Visitantes, no local é possível  chegar com um veículo de passeio, micro ônibus e até ônibus de pequeno porte (com até cerca de 35 lugares), sendo que após este ponto, atualmente, apenas transitam automóveis com tração 4 x 4. O local é o ponto de dispersão para os demais atrativos. Trata-se de uma antiga área de ocupação humana que ainda apresenta diversas árvores exóticas, atestando o passado recente de ocupação. A jaqueira é um exemplo dessas árvores, sendo que no local há um imponente exemplar da espécie que dá nome ao local. O Espaço está localizado às margens do Rio da Barra, que apresenta águas calmas e de baixa profundidade, o que proporciona um banho agradável aos visitantes, incluindo crianças, pessoas com deficiência e que possuam dificuldades de locomoção. No local há um espaço para realização de piquenique.

Localizada na Estrada da Juerana, cujo acesso se dá pela Estrada Pau Brasil, esta trilha plana é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção. Nela a intensidade do esforço físico é leve. Trata-se de uma área de Mussununga e no final da trilha você encontrará uma lagoa avermelhada, atribuída à presença noturna de antas que revolvem o fundo, expondo a laterita e colorindo a água.

Localizada na estrada do Pau Brasil, o seu nome é uma homenagem ao primeiro nome do Brasil. A trilha, que percorre áreas antropizadas e com a presença de muitas jaqueiras de grande porte, oferece acesso a uma bela área de piquenique e banho no Rio da Barra. A trilha é de conhecimento de antigos moradores da região por ser centenária e muito utilizada, antigamente, para comunicação entre comunidades no entorno do hoje PNPB. Também foi feito, aproveitando a trilha já existente, mirante e isolamento de uma área do antigo cemitério. Segundo antigos moradores, em torno de seis pessoas estão sepultadas no local e o cemitério data das décadas de 1940 – 1960. A intensidade do esforço físico é moderada.

Localizada na estrada do Pau Brasil, a cerca de 20 km do Centro de Visitantes. Esta trilha destaca os diferentes ecossistemas da Mata Atlântica de Tabuleiro, incluindo a Mussununga. Nela está um jardim natural de bromélias e orquídeas, terminando em uma área de mata densa com árvores imponentes, como o pequi-preto que fica em local com mesas e bancos, propício a um gostoso piquenique. Na trilha, a intensidade do esforço físico é leve.

A trilha está localizada na Estrada Pau Brasil, a cerca de 22 km do Centro de Visitantes. O visitante poderá percorrer a pé uma área que representa um verdadeiro “berçário” de pau brasil, a árvore que deu origem ao nome do nosso país e que se tornou escassa, com a exploração desordenada no decorrer dos séculos. Por lá também se encontram desde plântulas e indivíduos jovens até árvores nativas centenárias. Ibirapitanga é o nome dado ao pau brasil pelos indígenas. A intensidade do esforço físico é leve.

A trilha está localizada na Estrada do Jacuba, a cerca de 12 km do Centro de Visitantes. A trilha percorre as vegetações de Mussununga, com solos arenosos e camada de laterita ao fundo. Essas áreas são semelhantes às restingas e estão presentes nas Florestas de Tabuleiro. Nela a intensidade do esforço físico é leve.

Localizada na estrada do Jacuba, a cerca de 18 km do Centro de Visitantes, a intensidade do esforço físico  varia de leve a moderada. Os visitantes podem conhecer áreas de mata densa, árvores antigas, cipós e uma rica biodiversidade. A caminhada termina na deslumbrante Cachoeira do Jacuba, onde é possível descansar, apreciar a natureza, fazer piqueniques e nadar.

Acessibilidade

Algumas Unidades de Conservação (UC) do Extremo Sul da Bahia estão adotando medidas para promover mais acessibilidade, para que visitantes com diferentes necessidades possam desfrutar das belezas naturais que os destinos oferecem. As iniciativas incluem a adaptação de trilhas, disponibilização de equipamentos especiais e formação de guias qualificados, para tornar a experiência ao ar livre inclusiva e memorável. Para mais detalhes sobre as adaptações e recursos disponíveis, ou para esclarecer qualquer dúvida, indicamos que entre em contato com a administração da UC.

Quando ir para o Parque Nacional do Pau Brasil

O Parque pode ser visitado em qualquer época do ano. Durante o inverno, de maio a setembro, a estação mais chuvosa, é aconselhável verificar a previsão do tempo, embora os dias de chuva geralmente sejam intercalados com períodos de sol intenso. 

Nos outros meses, o parque é agraciado com dias predominantemente ensolarados, proporcionando condições ideais para desfrutar de suas belezas naturais e trilhas.

Como chegar no Parque Nacional do Pau Brasil

O acesso ao Parque ocorre a partir de Porto Seguro, ou do município de Eunápolis, pela BR 367 até o trevo em direção a Arraial D’Ajuda/Trancoso, seguindo posteriormente pela BA 001 sentido Arraial d’Ajuda e Trancoso. Uma alternativa é utilizar a balsa que faz a travessia de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda, seguindo depois pela BA-001 por 41 km até chegar ao Centro de Visitantes do Parque. Os últimos 4 km desse percurso são percorridos em estrada de terra. Não há transporte público regular até o Parque. Link para acesso ao Centro de Visitantes: https://goo.gl/maps/WX7iForFmqsFaw4a9 

A entrada de veículos particulares no parque é permitida. Um veículo de passeio, micro-ônibus e até ônibus de pequeno porte (com até cerca de 35 lugares) consegue chegar até o Espaço da Jaqueira (distante 8 km da Sede), sendo que após este ponto, apenas transitam automóveis com tração 4 x 4. 

O parque dispõe de estacionamento na sede e nos atrativos onde o veículo pode ficar estacionado sem custo. A partir do segundo trimestre de 2024 haverá a prestação de serviço de transporte terrestre em veículos 4×4.

Ingressos para o Parque Nacional do Pau Brasil

A entrada no Parque Nacional do Pau Brasil é gratuita, mas é necessário agendar sua visita pelo site do ICMBio para garantir um passeio tranquilo e organizado.

Horário de Funcionamento

O parque abre diariamente, das 8h às 17h, permitindo que você aproveite cada momento de sua visita.

Hospedagem, Alimentação, Operadores e Condutores de Visitantes

Não há hospedagem e serviço de alimentação oferecidos dentro do parque. Sugerimos então que você leve lanche e bebidas não alcoólicas e, inclusive, poderá fazer um piquenique.

O parque possui condutores de visitantes que estão finalizando o processo de organização da prestação do serviço. A contratação do serviço de condução não é obrigatória, sendo apenas recomendada para ampliar a qualidade da experiência da visitação. Então no momento as visitas seguem sendo autoguiadas, sendo que o Parque é sinalizado. Além disso, para se deslocar pelas estradas, trilhas e atrativos, você poderá se guiar pelo perfil do parque no aplicativo Wikiloc, no qual a navegação funciona também em modo offline: clique aqui.

Consulte o mapa de prestadores de serviços aliados Futuri.

Dicas Importantes

Lembre-se também de seguir estas diretrizes importantes durante sua visita ao Parque Nacional do Pau Brasil:

Lembre-se de que a preservação deste tesouro natural é responsabilidade de todos. Ao seguir as diretrizes e respeitar a natureza, você contribui para a conservação deste importante patrimônio natural e cultural.

Encontre informações úteis sobre o Parque Nacional do Pau Brasil e seus serviços clicando aqui.

Fale com o parque:

Telefone: (83) 9 9139-4853 

Instagram: @panadopaubrasil 

E-mail: parna.paubrasil@icmbio.gov.br

Para acessar documentos relacionados à regulamentação da visitação comercial na Unidade de Conservação, o Plano de Manejo e outras informações, acesse a página da UC no portal do ICMBio.

Empresas que realizam passeios, hospedagem e alimentação - Aliados Futuri

Para informações sobre operadores que realizam os passeios, hospedagem e alimentação, e são aliados da Futuri, consulte o Mapa de aliados Futuri.

Para ficar por dentro

Roteiro FUTURI

Sobre a Futuri

Uma aliança formada por pessoas e instituições atuando de forma voluntária e colaborativa para construir um futuro melhor para o

Saiba mais

Roteiro Futuri

Conectando áreas naturais protegidas, comunidades tradicionais, negócios de turismo aliados à Futuri e o visitante, de uma forma mais sustentável

Saiba mais

Apoiadores do Futuro
do Turismo

Iniciativa

Patrocínio

Apoio

Agradecemos as imagens cedidas:
Ana Duék, Flávio Forner, Renata Tardin e Thaís Guimarães.