Roteiro Futuri

Conectando áreas naturais protegidas, comunidades tradicionais, negócios de turismo aliados à Futuri e o visitante, de uma forma mais sustentável e regenerativa.

Onde viajar é mais que descobrir. É conectar.  É aprender.  É transformar.

Em uma construção coletiva, a Futuri apresenta um Roteiro Turístico + Sustentável e Regenerativo no Extremo Sul da Bahia, que percorre os municípios de Caravelas, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras, oferecendo a oportunidade de uma imersão em experiências autênticas, que honram uma Bahia genuína, onde a natureza, a cultura e as pessoas tecem juntas um mosaico de histórias e encantos únicos.

O turismo regenerativo busca não apenas minimizar os impactos negativos que o turismo pode causar sobre destinos e comunidades, mas também deixar um impacto positivo nos lugares visitados, nos moradores destes destinos e no próprio visitante.

6 dias
de uma imersão em uma Bahia autêntica
40 negócios
aliados por um Turismo + Sustentável
0 UCs Federais
(Unidades de Conservação)
Clique para ver o mapa completo

Mapa

Este roteiro totaliza 26 dias de vivências autênticas pelo Extremo Sul da Bahia, visitando atrativos e negócios que juntos buscam uma atuação por um turismo mais justo e sustentável para as pessoas e para a natureza. Ao lado, um Mapa Interativo com indicações de prestadores de serviços aliados Futuri, que atenderam aos critérios definidos coletivamente para compor este primeiro roteiro, além das Unidades de Conservação e algumas comunidades tradicionais que estão abertas aos visitantes.

Cada experiência foi escolhida para oferecer uma combinação autêntica de cultura, gastronomia, aventura e conexão com a natureza e com as pessoas deste local incrível, buscando oferecer a possibilidade de fazer um turismo mais sustentável e regenerativo.

O Roteiro Futuri não é apenas uma jornada geográfica, mas uma imersão em valores e práticas que prezam pelo respeito ao meio ambiente e às culturas tradicionais. Ao escolher fazer essa viagem, não apenas desfrute de paisagens deslumbrantes, mas também apoie iniciativas locais que estão fazendo a diferença, promovendo o turismo regenerativo e impulsionando um futuro mais sustentável para a Bahia.

De trilhas ecológicas à visitas em comunidades locais

Entre as opções, você encontrará desde trilhas ecológicas em Parques Nacionais, até visitas a comunidades locais onde poderá vivenciar práticas tradicionais e contribuir diretamente para o fortalecimento dessas pessoas e das áreas naturais protegidas.

A cada etapa deste roteiro, você será lembrado pela beleza da coexistência harmoniosa entre as pessoas e a natureza, e do poder que temos, juntos, de moldar um mundo melhor para as gerações futuras.

Integrando as belezas e experiências autênticas do Extremo Sul da Bahia, em uma sugestão de roteiro de 26 dias.

O Roteiro Futuri é uma sugestão para que você possa se basear ao organizar uma viagem mais consciente e imersiva nesta região. Os negócios recomendados são empreendimentos aliados da Futuri que se comprometem a adotar práticas mais sustentáveis como parte desta parceria.
Utilize as dicas desse roteiro e o mapa interativo Futuri para planejar a sua experiência!

Dia 1 Conhecendo a região dos Abrolhos e as Baleias Jubarte

Localização: Caravelas

Descrição: A cidade de Caravelas é ponto de partida para quem deseja conhecer as belezas do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e seus arredores, como a Reserva Extrativista (RESEX) de Cassurubá.

No primeiro dia do nosso roteiro, indicamos uma visita ao Centro de Visitantes (CV) do Parque e da RESEX, localizado na Praia do Kitongo, no qual é possível conhecer a história do Parque, uma réplica de uma baleia jubarte em tamanho real, além de fazer uma trilha contemplativa e uma imersão com óculos de realidade virtual que vai te levar à uma viagem desde as baleias jubartes até as práticas tradicionais de pesca local.

Antes do sol se pôr, visite o Centro de Visitantes do Instituto Baleia Jubarte (IBJ) no centro histórico da cidade, e descubra o motivo pelo qual a instituição é referência em pesquisa e conservação no território.

  • Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Centro de Visitantes do Instituto Baleia Jubarte
  • Restaurante Tempero das Baianas (Associação comunitária)
  • Delícias do Mangue (Associação comunitária )
  • Barraca de praia e restaurante Tio Berlindo
  • Abrolhos Dive Inn
  • Mar Doce dos Abrolhos

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Caravelas

Descrição: Há duas formas de conhecer o arquipélago do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A primeira, ideal para os entusiastas do mergulho recreativo, assim como viajantes que buscam uma conexão mais profunda com o ambiente visitado, é através dos liveaboards. Esta modalidade permite que os visitantes pernoitem no arquipélago, com viagens que variam de duas a três noites. Já a segunda opção, perfeita para quem deseja uma experiência mais rápida, é a viagem de “bate e volta”. Com duração de um dia, esta jornada pode incluir uma caminhada ecológica na Ilha da Siriba e a oportunidade de mergulhar nas águas azuis cristalinas, seja com snorkel ou cilindros, dependendo das condições climáticas.

Na temporada das baleias, há a possibilidade de embarcar em um cruzeiro científico. Entre junho e setembro a Natura Ecoturismo oferece cruzeiros científicos em colaboração com o Instituto Baleia Jubarte. Esta experiência, que exige planejamento antecipado devido às vagas limitadas, permite aos turistas acompanhar de perto o trabalho dos pesquisadores e observar as majestosas baleias-jubarte em seu habitat natural.

O passeio de observação de baleias em Abrolhos oferece aos visitantes a oportunidade única de testemunhar o espetáculo das gigantes do oceano, as baleias-jubarte. Essas magníficas criaturas migram do extremo sul do planeta para a costa brasileira, chegando ao Banco dos Abrolhos por volta de junho, atraídas pelas águas claras, quentes e rasas da região, onde se reproduzem e têm seus filhotes. Esse espetáculo natural pode ser apreciado de junho a novembro, com os meses de agosto e setembro sendo os mais propícios para avistamentos. Além das baleias-jubarte, outras espécies de cetáceos, como golfinhos de dentes-rugosos, golfinhos nariz-de-garrafa, botos-cinza, baleias francas austrais e baleias minke, também podem (com sorte) ser avistadas nas águas de Abrolhos, tornando-o um dos melhores locais do mundo para a observação de baleias.

Interessantemente, o nome “Abrolhos” remete à frase “abrir os olhos”, um alerta histórico aos navegadores sobre os extensos recifes de corais e bancos de areia da região. Estendendo-se desde a foz do rio Doce no Espírito Santo até a foz do rio Jequitinhonha em Belmonte-BA, o Banco dos Abrolhos abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, destacando-se como um destino desafiador e fascinante para desbravadores marinhos.

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

  • Mergulho com snorkel
  • Mergulho livre
  • Mergulho autônomo (com cilindro) de batismo e credenciado
  • Trilha ecológica na Ilha da Siriba
  • Avistamento de flora e fauna, como aves e tartarugas marinhas, peixes, corais, baleias e muito mais
  • Desembarque na Ilha Santa Bárbara (para pernoite)
  • Pôr do sol no Farol do Abrolhos (para pernoite)
  • Turismo Científico
  • Restaurante Tempero das Baianas (Associação)
  • Delícias do Mangue (Associação)
  • Tio Berlindo
  • Abrolhos Dive Inn
  • Mar Doce dos Abrolhos
  • Abrolhos Adventure
  • Horizonte Aberto
  • Natura Ecoturismo

Localização: Caravelas

Descrição: Descubra a importância econômica, social e ambiental de uma Reserva Extrativista (RESEX) por meio da visão das comunidades tradicionais da região. Este dia promete um intercâmbio cultural enriquecedor na RESEX de Cassurubá, ambientado nos majestosos manguezais de Caravelas.

O roteiro inclui passeio de barco, trilhas pela mata, experiências em áreas repletas de árvores nativas e plantas medicinais, além de uma vivência no mangue, praticando o extrativismo artesanal.

Desfrute de atividades como passeio de caiaque, oficinas de artesanato com cipó suruca e taboa, e um lanche da tarde ao som de uma Roda de Samba.

Delicie-se com produtos feitos de mariscos extraídos de modo sustentável nos mangues e encerre o dia com um espetacular pôr do sol no rio Caravelas.

Tudo isso acompanhado pelos moradores da comunidade Tapera Miringaba, que por estarem dentro da RESEX, possuem regras específicas para visitação, como por exemplo, todo serviço prestado deve ser operado pelos comunitários que são beneficiários da reserva, por isso, para fazer o passeio é obrigatório agendamento prévio com a Associação de Moradores da Tapera e Miringaba.

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

  • Passeio de barco pelo rio Caravelas
  • Trilha
  • Vivência com plantas medicinais
  • Vivência no mangue
  • Contação de histórias
  • Caiaque
  • Oficina de artesanato
  • Gastronomia ancestral
  • Restaurante Tempero das Baianas (Associação)
  • Delícias do Mangue (Associação)
  • Tio Berlindo
  • Abrolhos Dive Inn
  • Mar Doce dos Abrolhos
  • Associação dos Moradores da Tapera e Miringaba (AMTM)

Localização: Prado

Descrição: Dia de conhecer uma outra importante Unidade de Conservação que faz parte do território de atuação da Futuri, o Parque Nacional do Descobrimento, um santuário de biodiversidade e lar de diversas comunidades indígenas.

O Parque abriga uma impressionante variedade de flora e fauna, contando com mais de 500 espécies de aves, 60 espécies de mamíferos e uma ampla diversidade de plantas (destaque para a gameleira centenária presente em uma das trilhas), além de uma lagoa de nome curioso (“Só não Vô”), imersa em uma densa floresta de Mata Atlântica com um mirante disponível para avistar além.

Para adentrar na Mata Atlântica deste Parque incrível e ainda pouco visitado, recomendamos selecionar as trilhas que mais se alinhem ao seu perfil, dadas as diversas opções oferecidas pelo parque.

Como chegar:

De Caravelas para o Parque Nacional do Descobrimento, no município de Prado

Endereço: Rod. BA 489, km 34 – Zona rural de Prado – BA

Distância: 83 km

Tempo estimado de carro: 1h20

Itinerário: Pegue a BA-001 sentido Prado. Na rotatória de Alcobaça continue na BA-001 sentido Prado. Em Prado, pegue a BA-489 sentido Itamaraju/BA e dirija por 34km até a Portaria do Parque do Parque Nacional do Descobrimento.

Saindo do Parque Nacional do Descobrimento, sugere-se pernoite em Cumuruxatiba, onde serão as experiências do dia seguinte

Distância: 60 km

Tempo estimado de carro: 1h30

Itinerário: Pegue a BA-489 e siga na direção Sul até Prado. Em Prado, pegue a BA-001 e dirija em estrada de terra por 37 km até Cumuruxatiba.

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Fique atento aos horários de visitação do Parque, pois para fazer os passeios, será necessário calcular o tempo de duração para retorno antes do seu fechamento.

Na entrada do parque, procure conhecer mais sobre a história, a biodiversidade e as regras desse local, conversando com os funcionários do ICMBio e nos materiais presentes no centro de visitantes.

Para este dia nossa dica é que seja feito um café da manhã reforçado antes de sair da pousada, bem como levar lanches e bebidas não alcoólicas para o Parque, já que não há opção de alimentação no Parque e a pernoite será em Cumuruxatixa, distante 60 kilometros, aproximadamente 1 hora e 30 minutos. 

  • Caminho da Lagoa “Só Não Vou” (Mirante e deck da Lagoa): 11,8 km
  • Trilha do Macaco-Prego: 450 metros
  • Trilha da Gameleira (curta 200 metros) e longa 7,22 km)
  • Trilha da Juerana: 4,64 km
  • Trilha do Tambor: 12,31 km
  • Caminho de Cumuruxatiba 13,2 km
  • Condutores autorizados do Parque Nacional do Descobrimento (a condução não é obrigatórias, mas recomendada, visto que a experiência no Parque se torna ainda mais enriquecedora para todos)
  • Parque Nacional do Descobrimento (ICMBio)

Localização: Cumuruxatiba, Prado

Descrição: Um dia de imersão junto aos indígenas da etnia Pataxó na Aldeia Tibá, localizada na parte leste do Parque Nacional do Descobrimento. 

Na chegada, os visitantes são acolhidos em um círculo de boas-vindas, onde recebem orientações para uma trilha que percorre cerca de 600 metros até a Matinha, um recanto sagrado onde são celebrados rituais, entre eles o Awê – uma celebração repleta de canto e dança, e todos são convidados a participar dessa vivência cultural. 

A caminhada é uma verdadeira imersão na natureza exuberante do local. 

Ao retornarem à aldeia, os visitantes são recebidos com um almoço típico: peixe na folha da patioba e outros pratos tradicionais da região. Para tal experiência é sugerido aos aventureiros que usem calçados fechados, repelentes e levem uma garrafinha de água. 

Além do Awê, os visitantes podem optar por tomar um banho de ervas cheio de tradições e conhecimentos ancestrais. Uma experiência transformadora para ser lembrada.

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

  • Ritual sagrado (Awê)
  • Banho de ervas
  • Farinhada (da plantação à produção)
  • Trilha
  • Culinária tradicional indígena
  • Cumuruxatiba
    • Manzuko Beach Club
    • Panela de Cumuru
    • Restaurante da Jô
    • Comunidade da Aldeia Tibá
  • Cumuruxatiba
    • O Caramuru Hostel
    • Pousada Guainamby

Localização: Cumuruxatiba, Prado

Descrição: Este dia é um convite para imersão na cultura do povo Pataxó. A Trilha do Saber, conduzida pela Aldeia Kaí, revela os aspectos mais profundos da história e vivência dessa comunidade. 

Os visitantes têm a oportunidade de ver de perto armadilhas tradicionais, instrumentos cotidianos e evidências da contínua luta desse povo pelo seu território. 

Além disso, o passeio desvenda os segredos da confecção de artesanato típico, oferece um passeio de belezas cênicas pela Praia do Moreira – onde a história da Areia Mozita é contada – e serve pratos tradicionais, como peixe na patioba e camarão na folha. 

  • Trilha do saber e da culinária tradicional do povo Pataxó
  • Cumuruxatiba
    • Manzuko Beach Club
    • Panela de Cumuru
    • Restaurante da Jô
    • Comunidade da Aldeia Kaí
  • Cumuruxatiba
    • O Caramuru Hostel
    • Pousada Guainamby

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Cumuruxatiba, Prado

Descrição: A experiência na Aldeia Pequi e na Trilha da Ponte, que também ficam dentro do Parque Nacional do Descobrimento, junto aos jovens indígenas Pataxó, oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar na rica cultura e tradições desse povo. 

Os anfitriões proporcionam um acolhimento caloroso, compartilhando conhecimento sobre história, rituais sagrados, habilidades tradicionais e questões contemporâneas. 

A vivência inclui a participação em rituais, demonstrações de artesanato, imersão na natureza local e discussões significativas, promovendo um entendimento mais profundo da cultura Pataxó. 

  • Trilha
  • Awê
  • Artesanato
  • Cumuruxatiba
    • Manzuko Beach Club
    • Panela de Cumuru
    • Restaurante da Jô
  • Cumuruxatiba
    • O Caramuru Hostel
    • Pousada Guainamby

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Corumbau, Prado

Descrição: O passeio de barco pelo Rio Cahy com almoço na comunidade de Veleiro oferece uma jornada única de imersão na natureza e cultura local. 

Os visitantes embarcam em barcos tradicionais da região na Barra do Cahy, localizada na Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, e sobem o rio desfrutando de uma vista panorâmica ao longo do curso, com a oportunidade de uma imersão na Comunidade de Veleiro e interação com os moradores. 

O destaque do passeio é o almoço tradicional preparado pela comunidade, com pratos regionais frescos e tempo livre para apreciar a paisagem. Uma experiência enriquecedora que proporciona uma compreensão mais profunda da vida local e da culinária autêntica.

Dica: a Barra do Cahy fica no caminho entre Cumuruxatiba e Corumbau, portanto, indicamos que após este passeio, você siga para pernoite em Corumbau.

Saindo de Cumuruxatiba para Barra do Cahy e  Corumbau

Distância: 57,8 km

Tempo estimado:  1h40

Itinerário: Siga na direção Norte. Continue para a Av. Beira Mar até a Barra do Cahy por 16 km por estrada de terra. Da Barra do Cahy para a Praia de Corumbau, retorne pela mesma estrada e continue por estrada de terra por mais 40 km (sempre confira as condições das estradas).

  • Passeio de barco no Rio Cahy (alternativa de passeio em meio período ou dia todo com almoço) 
  • Cumuruxatiba
    • Manzuko Beach Club (Barra do Cahy)
  • Corumbau
    • Panela de Barro
  • Corumbau
    • Canto de Jurema
    • Retiro de Irá

O turismo de base comunitária é uma abordagem inovadora e sustentável para o turismo, enfatizando a inclusão e o benefício das comunidades locais. 

Esta forma de turismo promove o envolvimento direto das comunidades na gestão e desenvolvimento de atividades turísticas, garantindo que os benefícios econômicos sejam reinvestidos localmente. 

Além disso, valoriza e preserva as culturas e tradições locais, ao mesmo tempo em que oferece aos visitantes uma experiência autêntica e enriquecedora. 

Por meio desse modelo, o turismo torna-se uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento comunitário, a conservação ambiental e a promoção da compreensão intercultural, contribuindo assim para os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Corumbau, Prado

Descrição: A Reserva Extrativista Marinha de Corumbau (RESEX Corumbau), localizada entre a “Praia do Espelho” ao norte, no município de Porto Seguro, e a “Praia das Ostras” ao sul, no município de Prado, foi criada com o objetivo de proteger a biodiversidade marinha e apoiar a população tradicional local, que depende da pesca. 

Esta reserva abrange não apenas ecossistemas oceânicos, mas também manguezais, especialmente na foz dos rios Caraíva, Corumbau e Cahy, que estão em bom estado de conservação, principalmente por estarem em áreas de proteção ambiental e de uso sustentável. 

A RESEX Corumbau é um retrato da vida tradicional dos pescadores artesanais, com seus pequenos barcos de pesca coloridos, emoldurados por paisagens costeiras deslumbrantes. 

Para os amantes da natureza, a Ecotrilhas Corumbau oferece uma oportunidade única de explorar a região. Especializada em trilhas de bicicleta, a empresa convida os visitantes a escolherem entre diversas rotas ciclísticas, proporcionando uma experiência imersiva de conexão com o mar, falésias e rios locais.

  • Trilha de bicicleta pela praia até a Barra do Cahy
  • Corumbau
    • Panela de Barro
  • Corumbau
    • Canto de Jurema
    • Retiro de Irá

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: de Corumbau, Prado à Caraíva, Porto Seguro

Descrição: O passeio de buggy de Corumbau para Caraíva, operado por indígenas Pataxó da Comunidade Bugigão, é uma emocionante jornada por belas praias, rios, dunas e mangues, passando por áreas de grande importância social e ambiental, protegidas pelo Parque Nacional do Monte Pascoal, Reserva Extrativista Marinha do Corumbau e Terra Indígena Barra Velha. 

O passeio começa na cinematográfica Ponta do Corumbau, onde se faz a travessia do rio Corumbau em canoas tradicionais que mostram, já na saída, o clima do lugar. 

Chegando na comunidade Bugigão, bem na margem do rio, começa o passeio de buggy, que vai margeando a praia por 10 km até chegar na charmosa Vila de Caraíva, onde indicamos, caso possua tempo, passar mais de uma noite para aproveitar bem o lugar. É um convite a dias de reconexão e lazer. 

Informação: neste dia, se você está de carro próprio ou alugado, você deverá deixar o carro em Corumbau até o retorno de Caraíva, pois a ida para a vila será feita pela estrada que margeia a praia e não há acesso para carros particulares, a travessia é feita por barcos e buggy.

  • Passeio de buggy
  • Travessia de barco no rio Corumbau
  • Caraiva
    • Biri Biri Restaurante
  • Caraíva
    • Pousada Casa de Paixão

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Caraíva, Porto Seguro

Descrição: Dia de voltar de Caraíva sentido Corumbau e visitar a aldeia indígena Porto do Boi e imergir em uma autêntica experiência cultural Pataxó. 

Lá, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre a rica história, as tradições e o modo de vida deste povo originário. É uma jornada educativa e inspiradora, que destaca a luta e a resistência dos Pataxós ao longo do tempo, permitindo uma conexão profunda e respeitosa com suas heranças e contribuições. 

Durante a visita, o viajante poderá participar do Awê, um momento de comunhão e espiritualidade, além do ritual do rapé, uma prática ancestral. 

A experiência é também sensorial, com o banho de ervas proporcionando uma purificação tradicional e a pintura corporal, permitindo uma expressão artística e cultural. 

O dia é coroado com a degustação de um prato típico de peixe com farinha e banana, apresentado em cumbucas de barro, honrando as práticas culinárias Pataxó. Essa vivência não é apenas um passeio, mas uma verdadeira conexão com a cultura e os costumes de um povo que tem resistido e preservado suas tradições ao longo dos séculos. Ao final do dia, retornar para Corumbau. 

  • Passeio de buggy (da Vila de Caraíva até Porto do Boi e retornando para Corumbau)
  • Vivências Pataxó: Awê, ritual do rapé, banho de ervas e pintura corporal, culinária típica
  • Caraiva
    • Biri Biri Restaurante
  • Corumbau
    • Panela de Barro
  • Cumuruxatiba
    • O Caramuru Hostel
    • Pousada Guainamby

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Porto Seguro

Descrição: O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é uma joia tanto natural quanto histórica, abrangendo uma área de cerca de 22.000 hectares. 

Fundado em 1961, o parque detém um lugar especial na história brasileira, sendo o primeiro local avistado pelos navegadores portugueses em sua chegada ao país em 1500. 

A jornada ao pico do Monte Pascoal é uma das atrações mais procuradas, oferecendo aos amantes da natureza uma caminhada repleta de deslumbrantes visões da Mata Atlântica e chances de avistamento de diversas espécies de aves e animais silvestres. 

A caminhada, conduzida por indígenas Pataxó, tem 1.700 metros de comprimento e está a 536 metros de altura em relação ao nível do mar. O tempo médio de duração é de 2h30 de caminhada, e requer certo preparo físico, vestuário apropriado e atenção às normas de conservação do parque. 

A chegada ao topo traz consigo um sentimento de realização, onde se pode desfrutar de vistas panorâmicas inigualáveis. É crucial iniciar o percurso com antecedência, permitindo tempo suficiente para imergir na experiência e seguir as instruções dos guias experientes, que auxiliam durante todo o trajeto.

 

Como chegar:

Saindo de Corumbau para o Parque Nacional do Monte Pascoal 

Distância: 96 km

Tempo estimado: 3h 

Itinerário: Saia de Corumbau sentido Guarani e dirija 48 km de estrada de terra até chegar na BR-489. Siga sentido norte (Porto Seguro). Dirija por 30 km sentido norte, passe por Itamaraju e vire a direita sentido Parque Nacional do Monte Pascoal. Dirija mais 13 km até a aldeia Pé do Monte, que fica na entrada do Parque.

Saindo do Parque Nacional do Monte Pascoal para Porto Seguro:

Distância: 152 km

Tempo estimado: 2h35

Itinerário: Pegue a via BR-101 sentido Itabela e dirija até Eunápolis. Em Eunápolis pegue a BR-367 sentido Porto Seguro, por 1 hora (64 km) em estrada asfaltada.

  • Subida ao Monte Pascoal
  • Trilhas dentro do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal
  • Visita ao monumento da Resistência dos Povos Indígenas
  • Como não há restaurante dentro do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, recomendamos que o visitante leve um lanche e bebidas não alcoólicas de sua preferência. 
  • Porto Seguro
    • Hotel Estalagem

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Porto Seguro

Descrição: O Parque Nacional do Pau Brasil é um santuário de biodiversidade. Uma vez por lá, o viajante encontrará uma rica variedade de plantas, incluindo diversos exemplares de Pau-Brasil, alguns datados com mais de 300 anos, além de animais como macacos-prego-de-cara-branca, gavião-pega-macaco, bicho preguiça e uma infinidade de aves, algumas das quais são raras, como a Harpia e o Crejoá, muito procurado por amantes da observação de aves de todo o mundo. 

Para este dia, recomendamos um roteiro que inclui uma parada no centro de visitantes, onde é possível assistir alguns vídeos interpretativos, conhecer detalhes das espécies locais e a história do Pau-Brasil, árvore que deu o nome ao nosso país (único país com nome de árvore do mundo); um passeio de bicicleta pelas trilhas cercado por uma densa floresta de Mata Atlântica; uma visita ao berçário de Pau-Brasil para entender os esforços de restauração e conservação; e, por fim, um revigorante banho na cachoeira do Jacuba.

Conheça o nosso mini-guia de visitação do Parque Nacional do Pau Brasil e veja, além das informações sobre as atrações, dicas de como ter uma melhor experiência. 

  • Visita ao Centro de visitantes do Parque Nacional do Pau Brasil
  • Trilha à pé
  • Trilha de bicicleta
  • Banho de Cachoeira
  • Visita a um berçário de Pau-Brasil
  • Mirantes
  • Observação de aves
  • Porto Seguro
    • Recanto do Sossego (Coroa Vermelha) 
    • Mulheres Guerreiras (Vale Verde) – oferece alimentação no Parque para grupos, mediante agendamento prévio
  • Porto Seguro
    • Hotel Estalagem
  • Arraial D´Ajuda
    • Maitei Pousada

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Porto Seguro e Arraial d’Ajuda

Descrição: Todos os anos, entre os meses de julho e outubro, as águas quentes da Bahia recebem milhares de baleias que viajam da Antártida para cá para se reproduzirem e ensinar seus filhotes as habilidades necessárias para o início da vida.  

Os passeios, conduzidos com orientações prévias de pesquisadores, são realizados em embarcações adequadas que respeitam o comportamento dos cetáceos. 

Os participantes podem esperar ver as baleias em ação, incluindo saltos e batidas de nadadeiras, enquanto aprendem sobre a importância da conservação marinha, tornando a experiência tanto educativa quanto inspiradora. É, sem dúvidas, uma das experiências mais encantadoras dessa região. 

O passeio sai do pier no Rio Buranhém que fica entre a cidade de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, o mesmo local de onde saem e chegam as balsas.

  • Observação de baleias (verificar datas da temporada para agendamento)
  • Porto Seguro
    • Recanto do Sossego (Coroa Vermelha) 
  • Porto Seguro
    • Hotel Estalagem
  • Arraial D´Ajuda
    • Maitei Pousada

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Arraial d’Ajuda, Porto Seguro

Descrição: Uma imersão na cultura afro-brasileira por meio de uma combinação de história, movimento e música. Os participantes começam com uma introdução à rica história da capoeira e seus significados, seguidos por um aquecimento e o aprendizado dos movimentos básicos. 

Também há uma oportunidade de se envolver com a música que acompanha a capoeira, tocando instrumentos tradicionais e cantando. 

A experiência pode incluir uma roda de capoeira, onde os alunos aplicam os movimentos em um ambiente respeitoso e tradicional, culminando em uma reflexão sobre o papel cultural deste esporte e arte. Essas aulas são acessíveis a todos, independentemente do nível de habilidade, e servem como uma forma ativa e educacional de se conectar com um elemento essencial do patrimônio brasileiro.

Aproveite o dia em Arraial d’Ajuda para conhecer também o centro histórico da vila, que abriga a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda de 1550 e diversas casas da época que formam um museu a céu aberto. Neste site você encontra algumas informações sobre esse lugar cheio de história pra contar e viver (casasdapraca.com.br).

  • Aula de capoeira
  • Porto Seguro
    • Hotel Estalagem
  • Arraial D´Ajuda
    • Maitei Pousada

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Trancoso, Porto Seguro

Descrição: Visitar a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio do Brasil é embarcar em uma jornada de descobertas ecológicas e aprendizado sobre a conservação da natureza. Esta Área Natural Protegida tem como objetivo a preservação ambiental, aliada à educação, interpretação ambiental, visitação e pesquisa científica. 

A RPPN conta com um Centro de Visitantes e uma variedade de atividades educativas e interpretativas, além de uma equipe de especialistas para acompanhar os visitantes. As atrações incluem trilhas a pé, de bicicleta e mirantes, todas guiadas por profissionais da Reserva. Para algumas atividades, como as trilhas que exigem deslocamento, há disponibilidade de uma caminhonete com motorista, sem a necessidade de agendamento prévio. 

As trilhas a pé na RPPN são uma oportunidade para conhecer de perto a rica biodiversidade local, com guias oferecendo informações detalhadas sobre a Reserva e suas espécies, incluindo aves endêmicas e migratórias, tornando a Reserva um destino ideal para ornitólogos e amantes da natureza. 

A experiência se completa com um tranquilo passeio de caiaque pelo Rio do Brasil, o primeiro rio mapeado do Brasil, que oferece uma conexão única com a Mata Atlântica e leva até a foz do rio, encontrando o mar. Esta combinação de atividades na RPPN Rio do Brasil proporciona aos visitantes uma compreensão aprofundada da importância da conservação ambiental como uma ferramenta de sustentabilidade e preservação da biodiversidade.

  • Trilhas a pé
  • Observação de aves
  • Passeio de caiaque no primeiro rio mapeado do Brasil
  • Mirante
  • Trancoso
    • Uxua Restaurante
    • Capim Santo Restaurante
  • Trancoso
    • Uxua Casa Hotel
    • Pousada Tutabel

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Trancoso, Porto Seguro

Descrição: O passeio pelo Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Rio dos Frades é uma verdadeira imersão na natureza. A caminhada inicial pela praia serve como uma introdução encantadora a este espaço dedicado à preservação de animais e plantas nativas, predominantemente de restinga. 

Seguindo o trajeto, os visitantes são embalados pelo som suave do mar e pela vista de um ecossistema costeiro intocado, no qual podem observar a vida selvagem no seu estado natural. 

Esta experiência é educativa e ao mesmo tempo encantadora, ressaltando a importância de proteger o meio ambiente e proporcionando um contato direto e admirável com as belezas naturais do refúgio.

Dicas:

A Revis Rio dos Frades funciona das 8h às 16h, não há cobrança de ingresso e não há estrutura de apoio. Recomenda-se usar roupas leves e proteção solar para fazer o trajeto onde as estradas são de areia e ficam muito quentes. 

Alguns quadriciclos acessam as estradas da REVIS, fique atento ao andar por elas. E lembre-se que esta é uma reserva federal de proteção integral e exige atenção e cuidado.

  • Caminhada pela restinga e estradas de areia
  • Observação de fauna e flora
  • Praias
  • Banho de mar
  • Trancoso
    • Uxua Restaurante
    • Capim Santo Restaurante
  • Trancoso
    • Uxua Casa Hotel
    • Pousada Tutabel

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Coqueiro Alto, Trancoso, Porto Seguro

Descrição: A vivência com os jovens na comunidade de Coqueiro Alto em Trancoso é uma imersão na cultura e na história local. 

Durante a manhã, os visitantes têm a oportunidade única de conviver e aprender com a juventude da região, que carrega e transmite os relatos e a evolução de sua comunidade. 

O ponto alto dessa experiência é a visita à casa de um morador antigo, um agroflorestor por essência, que compartilha com os visitantes sua profunda conexão com a terra e a natureza. 

Por meio de suas histórias e práticas diárias, ele demonstra o modo de vida sustentável e integrado ao ecossistema do Parque Nacional do Pau Brasil, oferecendo uma lição viva de equilíbrio e respeito ao meio ambiente.

  • Vivência com jovens na comunidade de Coqueiro Alto
  • Trancoso
    • Uxua Restaurante
    • Capim Santo Restaurante
  • Trancoso
    • Uxua Casa Hotel
    • Pousada Tutabel

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Porto Seguro

Descrição: Um tour pelo centro histórico de Porto Seguro oferece aos visitantes a chance de conhecer de perto a rica história da cidade e do Brasil, marcada pelo desembarque de Pedro Álvares Cabral em 1500. 

Os principais destaques incluem o Marco do Descobrimento, a Cidade Histórica com suas ruas de paralelepípedos e casas coloniais, igrejas antigas como a de Nossa Senhora da Pena, museus que exibem artefatos históricos, e um mirante com uma bela vista para o mar. 

Além disso, casas antigas bem preservadas e a oportunidade de desfrutar belas praias próximas complementam essa experiência rica em história e cultura colonial brasileira.

Observação: caso deseje realizar o tour por conta própria, contrate um dos guias locais que fica na entrada do Centro Histórico, além de tornar a sua visita muito mais rica, conhecendo detalhes da história desse lugar, você contribui para a geração de renda para a comunidade local.

  • Tour cidade histórica
  • Porto Seguro
    • Recanto do Sossego (Coroa Vermelha)
  • Porto Seguro
    • Hotel Estalagem

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Porto Seguro

Descrição: A Aldeia Reserva da Jaqueira, a 10 km do centro de Porto Seguro, é um local sagrado para o povo Pataxó. Considerada um refúgio com 827 hectares de Mata Atlântica intocada, abriga 34 famílias que preservam alguns costumes ancestrais. 

A reserva recebe visitantes de segunda a sábado, proporcionando oportunidades para momentos de convívio em plena sintonia com a natureza e a chance de participar de diversas atividades e mergulhar na cultura do cativante povo Pataxó. 

Atualmente oferecem cinco experiências distintas com diferentes atividades e durações, e as reservas devem ser agendadas com antecedência, variando de acordo com a vivência escolhida.

  • Contação de histórias do povo Pataxó
  • Awê
  • Pintura corporal
  • Culinária tradicional
  • Banho de ervas medicinais
  • Porto Seguro
    • Recanto do Sossego (Coroa Vermelha) 
  • Porto Seguro
    • Hotel Estalagem

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Santo André, Santa Cruz Cabrália

Descrição: O passeio de caiaque no Rio João de Tiba, na pequena e encantadora vila de Santo André, é considerado uma emocionante imersão na natureza, especialmente nos ecossistemas de manguezais. 

Os participantes recebem orientações de segurança e equipamentos, embarcam nos caiaques e são liderados por um guia experiente. 

Durante o passeio, é possível adentrar aos canais do manguezal, observando a fauna e flora locais. Além disso, podem fazer uma caminhada pela Mata Atlântica próxima às margens do rio. 

O passeio inclui aspectos educacionais sobre a conservação ambiental, proporcionando uma oportunidade única para apreciar a natureza e aprender sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros. 

Como chegar:

Saindo de Porto Seguro para Santo André – Santa Cruz Cabrália

Distância: 38 km

Tempo estimado: 1 hora (a depender do horário da balsa)

Itinerário: Siga no sentido norte pela BR-367 por 23 km (45 minutos) até a Balsa de Cabrália para Santo André. Após a balsa, dirija por 3 km até a Vila de Santo André

  • Passeio de caiaque no rio João de Tiba
  • Caminhadas pela Mata Atlântica
  • Santo André:
    • Barraca de Praia da Santinha
    • Encontro das Águas
    • Luz de Minas
    • No Quintal Pizzaria
  • Santo André
    • Pousada Colmeia
    • Pousada Gaivota

Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

Clique aqui para acessar.

Localização: Belmonte e Canavieiras

DescriçãoA travessia de barco voadeira pela Resex Canavieiras, que dura aproximadamente uma hora sem incluir as paradas, é uma experiência diurna que precisa ser agendada previamente, pois sofre influências devido às variações da maré. Durante o percurso, os visitantes têm a opção de transformar o simples traslado de uma hora em um passeio repleto de atrações. 

O barqueiro, morador local beneficiário da RESEX, pode levar os visitantes por passagens impressionantes pelos túneis naturais de mangue e oferecer uma parada para um banho de lama negra, que promete ser rejuvenescedor e ainda conta com uma parada para sessão de fotos. 

Além disso, o passeio pode incluir uma visita à comunidade de Campinhos, um local singular cercado pelos muitos braços de rios que formam o extenso manguezal. Nesta comunidade, os visitantes têm a oportunidade de se envolver em atividades que promovem uma imersão única na cultura local. Isso inclui participar de caminhadas, aprender sobre a produção de farinha de mandioca e o processamento da mangaba, além de ouvir as histórias fascinantes dos moradores tradicionais da região.

Após a visita a Campinhos, o passeio segue para Canavieiras, com outra parada para banho na lama negra, proporcionando uma experiência de spa natural. A próxima etapa é uma parada na deslumbrante barra de Atalaia, onde os visitantes podem nadar na confluência do rio com o mar. 

O desembarque acontece na comunidade de Atalaia, em Canavieiras, oferecendo a oportunidade de visitar os principais atrativos locais, como as históricas casas de Canavieiras, ouvir histórias dos moradores, e vivenciar aspectos da cultura local, incluindo a produção de cerâmicas artesanais e sustentáveis, óleo de dendê, redes de pesca e a pesca artesanal com tarrafa. Durante a travessia, os visitantes também têm a chance de apreciar mariscos e pratos de pesca local, destacando a rica culinária da região.

    Dicas

    • A travessia de barco Belmonte x Canavieiras x Belmonte deve ser feita na maré cheia, portanto verifique a previsão da maré no dia da sua visita para planejar o melhor horário de saída (https://tabuademares.com/br/bahia/canavieiras). 
    • Outra dica é provar os sabores do restaurante Taberna Belmonte, situado nas margens do rio Jequitinhonha, antes de embarcar para Canavieiras ou na volta. Deve-se agendar a hospedagem e o passeio antecipadamente. 
    • Também é possível acessar Canavieiras por meio rodoviário a partir de Ilhéus. 
    • Para o passeio use roupas confortáveis, tênis, chinelo e roupa de banho, e leve ainda água, capa de chuva, protetor solar, repelente e boné/chapéu. Levar mochila com roupa para o pernoite e pertences pessoais.

    Como chegar:

    Saindo de Santo André para Belmonte

    Distância: 39,3 km

    Tempo estimado: 40 minutos

    Itinerário: Siga na direção nordeste na BR-367 em direção à Belmonte. Em Belmonte o trajeto até Canavieiras será de barco, que sai do pier da cidade, já iniciando um dos atrativos dessa rota.

    Saindo de Belmonte para Canavieiras (por barco voadeira)

    Tempo estimado: 1h – 1h30

    Itinerário: é possível ir de Belmonte à Canavieiras de carro, mas são cerca de 4 horas de duração por 200 km de estrada. A nossa sugestão é deixar o carro em Belmonte e fazer a travessia para Canavieiras por barco voadeira, que além de mais curto, o trajeto se torna um passeio incrível, de muita história e paisagens incríveis, ainda pouco visitadas e conhecidas.

    Observação: Caso deseje, você pode fazer o traslado de barco sem paradas, indo direto de Belmonte para Canavieiras, que dura cerca de 1h, com as paradas para passeios a travessia pode levar cerca de 4h-5h, variando conforme a maré e as atividades.

    Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

    Clique aqui para acessar.

    • Passeio de barco pelo manguezal
    • Caminhada nas comunidades tradicionais
    • Avistamento de fauna e flora
    • Banho de Lama
    • Banho de rio e mar na Barra de Atalaia
    • Vivência com pescadores artesanais
    • Belmonte
      • Taberna Belmonte
    • Canavieiras
      • Restaurante Alegria de Viver
      • Restaurante Lagoa Mar
    • Canavieiras
      • Pousada Chez Amado
      • Pousada Stella Maris
    • Canavieiras
      • Sr. Jailton (barqueiro e passeios pela RESEX)
      • André Dias (Stand Up Paddle e Ceramista)

    Localização: Canavieiras

    Descrição: Outro dia para conhecer um pouco mais das belezas naturais da RESEX de Canavieiras. 

    No passeio, os viajantes têm a oportunidade de conhecer de perto os manguezais, rios e praias, apreciando a rica biodiversidade da região. Além disso, podem interagir com as comunidades locais, aprender sobre a pesca artesanal, a produção de óleo de dendê e a confecção de redes de pesca, mergulhando na cultura costeira. 

    É uma jornada que combina a beleza natural deslumbrante da reserva com o enriquecimento cultural proporcionado pela interação com os habitantes locais, destacando a importância da conservação ambiental e da sustentabilidade na região.

    Neste dia haverá banho de água doce no Rio Cainágua, no qual é possível avistamento de botos, com restaurante local que servem pescados e mariscos frescos da própria RESEX. Há também a possibilidade de desbravar os Rios Patipe e Salsa, na barra do Albino, e também conhecer a ilha das Garças.

    • Navegação em rios
    • Banho de rio
    • Avistamento de fauna e flora
    • Culinária tradicional
    • Canavieiras
      • Restaurante Alegria de Viver
      • Restaurante Lagoa Mar
    • Canavieiras
      • Pousada Chez Amado
      • Pousada Stella Maris

    Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

    Clique aqui para acessar.

    Localização: Canavieiras

    Descrição: Praticar stand up paddle nos rios da RESEX de Canavieiras é uma experiência memorável de conexão com a natureza e imersão na beleza costeira da região.

    Navegando pelas águas tranquilas, os praticantes desfrutam de uma visão panorâmica dos manguezais, rios e praias intocadas, enquanto têm a oportunidade de observar a vida marinha local.

    É uma atividade relaxante que permite aos participantes apreciar a biodiversidade única da área, ao mesmo tempo em que promove uma compreensão mais profunda da importância da conservação e sustentabilidade nessas unidades de conservação. Uma dica é fazer esse passeio no final do dia para poder apreciar o pôr do sol de um lugar surpreendente.

    • Stand up paddle na RESEX de Canavieiras
    • Canavieiras
      • Restaurante Alegria de Viver
      • Restaurante Lagoa Mar
    • Canavieiras
      • Pousada Chez Amado
      • Pousada Stella Maris

    Conheça os prestadores de serviços em nosso Mapa Interativo

    Clique aqui para acessar.

    Saiba mais sobre as Unidades de Conservação Federais que fazem parte do Roteiro Futuri

    Criado em 1983, representa um marco na conservação marinha do Brasil, sendo o primeiro parque nacional marinho do país...
    É um tesouro natural que guarda não apenas uma rica diversidade biológica, mas também um pedaço fundamental da história do país.
    Criado em 1961, o parque detém um lugar especial na história brasileira, sendo o primeiro local avistado pelos navegadores portugueses em sua
    É uma das mais importantes unidades de conservação integral do sul da Bahia e o único com nome da árvore que deu
    É uma área marinha protegida que engloba tanto o mar quanto sessenta e cinco quilômetros de linha da costa e estuários.
    Esta reserva abraça uma diversidade de ecossistemas que incluem áreas marinhas, manguezais, trechos da Mata Atlântica e restingas, abrangendo os municípios de
    Esta reserva é reconhecida por sua significativa biodiversidade e é uma das áreas mais antigas habitadas do Brasil, apresenta uma variedade de
    É uma preciosa unidade de conservação que foi estabelecida com o propósito de proteger e conservar a biodiversidade única da região, que

    Acesse o mapa interativo Futuri e veja mais detalhes dos atrativos e serviços do roteiro.

    Roteiro Futuri, uma co-construção

    A Futuri, uma iniciativa do projeto Turismo + Sustentável, da Conservação Internacional (CI-Brasil), que conta com apoio do Fundo Abrolhos Terra e Mar, Funbio, Uxua Casa & Spa e Instituto humanize, vem se destacando desde o início de sua co-construção por unir organizações não governamentais, empresas e pessoas em busca de um turismo mais sustentável e regenerativo para o Extremo Sul da Bahia. Em 2022, a Futuri, em parceria com a Associação Despertar Trancoso (ADT), alcançou um marco significativo ao ser aprovada no edital Teia de Soluções da Fundação Grupo Boticário. 

    Este feito, somado ao trabalho que já estava em andamento, possibilitou a criação deste Roteiro Futuri, o primeiro da aliança, estabelecendo um caminho inovador para um turismo consciente e comprometido com a conservação da natureza. 

    Apoiadores do Futuro
    do Turismo

    Iniciativa

    Patrocínio

    Apoio

    Agradecemos as imagens cedidas:

    © Ana Duék, Átila Ximenes, Bruna Canal, Bruno Pinheiros, Daniela Sousa, Felipe Buloto, Felipe Penedo, Flávio Forner, Juliano Serra, Luciano Candisani, Nicolas Ferri, Nívea Dias, Thaís Guimarães e Thaís Melo.

    O que é turismo regenerativo?

    O turismo regenerativo busca não apenas minimizar os impactos negativos que o turismo pode causar sobre destinos e comunidades, mas também deixar um impacto positivo nos lugares visitados, nos moradores destes destinos e no próprio visitante.

    Na prática, as operações turísticas devem contribuir para promover, fortalecer, conservar e restaurar o patrimônio natural e cultural dos locais visitados, assim como proporcionar oportunidades de protagonismo para as comunidades locais que contribuam para o desenvolvimento social e econômico.