Governança colaborativa é o caminho para destinos resilientes e mais sustentáveis Por Ana Duék Estamos preparados para viver e agir colaborativamente? Se
Como o ecoturismo nos parques brasileiros apoia a conservação da natureza? Por muito tempo, especialistas discutiram os impactos da visitação em parques
Turismo regenerativo e as viagens que fazem bem para os destinos Mais do que gerar impactos positivos, o turismo regenerativo nos desafia
Filtrar por categoria
Como se tornar um Aliado Futuri
Aliado
Pessoas físicas ou jurídicas que atuam diretamente com turismo no território da Futuri como: empreendedores do setor de hospedagem, alimentação, transporte, operação de serviços e atrativos, guias, etc.
Parceiro Aliado
Pessoas físicas ou jurídicas que não atuam diretamente no turismo do território, mas querem fazer parte dessa aliança, como: instituições de ensino, gestores públicos, terceiro setor, consultores, fornecedores do setor turístico, voluntários, etc.
Manual de Boas Práticas Sustentáveis no Turismo
Receba o manual construído de forma colaborativa por diversas pessoas e instituições, baseado em referências do Brasil e do mundo, e adaptado para o nosso território.
Perguntas Frequentes
A Futuri é uma aliança informal, voluntária e sem custo, formada por instituições e pessoas envolvidas direta ou indiretamente na gestão e operação do turismo, abrangendo: empreendedores dos setores de hospedagem, alimentação, transporte e operação dos serviços e atrativos, profissionais do turismo, gestores e técnicos das áreas protegidas públicas e privadas, outros gestores públicos de meio ambiente, turismo e cultura em escalas municipais e estadual, representantes de povos indígenas e de comunidades tradicionais locais, institutos de ensino. Este é um coletivo formado para criar e executar ações por um turismo + sustentável e regenerativo no território.
• Estabelecer um sistema de governança que integre iniciativas, atividades, pessoas e roteiros;
• Promover a operação turística com responsabilidade com a natureza, com as pessoas e a economia local;
• Implementar práticas sustentáveis em melhoramento contínuo;
• Divulgar atividades, atrativos e destinos + sustentáveis.
Partes do Sul e Extremo Sul da Bahia no Brasil, abrangendo os municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Canavieiras e Una, onde se encontra o Banco dos Abrolhos, que abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, bem como diversas áreas que protegem um grande centro de endemismo da Mata Atlântica e é um dos principais polos turísticos brasileiros, contemplando as regiões turísticas da Costa das Baleias, do Descobrimento e parte da Costa do Cacau.
Qualquer pessoa ou instituição que atue diretamente com o turismo no território e que tenha interesse em participar de uma construção coletiva para implementar práticas mais sustentáveis e regenerativas, e que assuma os compromissos e princípios Futuri, descritos na Carta de Adesão e Princípios dessa aliança.
Para aqueles que não atuam diretamente no turismo e/ou no território, mas querem apoiar e participar dessa construção, é possível ser um Parceiro Aliado, assumindo também os compromisso descritos na Carta de Princípios da Futuri.
Para se tornar um Aliado Futuri:
1) Dê aceite na Carta de Adesão e Princípios Futuri;
2) Faça a autoavaliação de práticas mais sustentáveis e se comprometa em buscar melhoria constante na sua atuação baseado nos critérios avaliados;
3) Contribua nessa construção colaborativa do Futuro do Turismo no nosso território, participando das reuniões e das trocas que acontecem nos grupos on-line desta aliança.
Para Parceiros Aliados (que não atuam diretamente no turismo e/ou no território):
1) Dê aceite na Carta de Adesão e Princípios Futuri;
2) No formulário que consta ao final da Carta, conte-nos um pouco sobre como deseja apoiar a iniciativa (atuando voluntariamente nos Grupos de Trabalho, apoio técnico, apoio financeiro, apoio institucional)
3) Analisaremos sua solicitação e entraremos em contato para próximos passos dessa parceria